quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sobre Gêneros Textuais...

Leia os textos abaixo.


TEXTO I


Massa de Panquecas
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • sal a gosto


TEXTO II


Canção do Exílio
(Gonçalves Dias)

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho. À noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


TEXTO III


Sofia e Carla
– Alô! Sofia?
– Oi.
– Sofia, ‘cê’ pode olhar em cima da mesinha da sala ‘pra’ mim? Minha carteira não está comigo. ‘Tô’ com medo de ter perdido.
– Só um minuto. Ah, olha só. Ela tá aqui, Carla.

– Ufa, ainda bem. Era só isso mesmo. Tchau!
– Tchau.


Podemos perceber que esses textos estão escritos em Língua Portuguesa, mas eles são iguais?

Agora, compare esses dois textos com esse outro sobre os Protestos em Caxias.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário